Instrumentistas

thumbnail

 

Inês Mesquita

Nascida em Coimbra em 1980, estudou piano no Conservatório daquela cidade e na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Tania Achot, sob a orientação da qual concluiu a licenciatura. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, aperfeiçoou os seus conhecimentos na Accademia Europea di Música, em Milão, junto do pianista Lazar Berman. Durante esse período obteve diversos prémios, de entre os quais se destaca o primeiro lugar na 17.ª edição do Prémio Jovens Músicos, que a levou a apresentar-se como solista com a Orquestra Gulbenkian. Ao longo do seu percurso artístico actuou em diversos palcos nacionais e internacionais. Colabora, na qualidade de pianista, com o Coro “Alma de Coimbra”, com o qual efectuou digressões que a levaram a Timor, Indonésia, Nova Iorque, Washington, Tunísia, Índia, Itália, e Áustria. Foi professora de piano na Academia de Música de Santa Cecília e na Escola de Música do Conservatório Nacional. 

Luísa Mesquita

Nasceu em Coimbra em 1981 e iniciou os seus estudos musicais aos cinco anos. Frequentou o Conservatório de Música de Coimbra nas classes de Piano e Guitarra.
Mais tarde, depois de concluída a Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física na Universidade de Coimbra, regressou aos estudos musicais, ingressando, como segundo instrumento, na classe de Contrabaixo.
Desde 2005 integra a Orquestra Principal da Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra.
Actualmente é professora de Educação Física no Colégio São Martinho, em Coimbra.

 

thumbnail

 Tiago Nunes

Tiago Nunes, natural de Coimbra, desde cedo revelou paixão e aptidão para o mundo da música, tendo iniciado o estudo de piano, no Conservatório de Música de Seia, onde concluiu o Curso Básico. Mais tarde frequentou o Curso Complementar de Piano no Conservatório de Música de Coimbra, na classe da professora Rita Dourado, tendo finalizado este com elevada classificação.
Apostando sempre no crescimento e formação, tem participado em diversas masterclasses de vários pianistas distinguidos mundialmente. No seu percurso já conta com vários prémios, distinções e recitais a solo a convite de autarquias, organizações e promotores nacionais e internacionais.
Aceitando sempre novos desafios é, desde o início de 2015, director do Ciclo de Concertos de Coimbra que decorre na cidade de Coimbra e que este ano contará com a sua terceira edição. No seguimento da segunda edição do Ciclo de Concertos de Coimbra, participou na fundação da Associação CulturXis da qual é presidente.
Sempre aberto a novas experiências, tem participado em diversos projetos Europeus pertencentes ao programa Erasmus+.
Actualmente leciona piano no Conservatório de Artes do Montijo e colabora, na qualidade de pianista, com o coro “Alma de Coimbra”.

 

thumbnail

 

Daniel Tapadinhas

Nascido em Taveiro, inicia a sua formação musical na escola da Filarmónica União Taveirense aos 8 anos. Concluído o Conservatório de Música de Coimbra ingressa na Escola Superior de Música do Porto, na classe do Prof. Kevin Wauldron, concluindo em 2002 a Licenciatura em Trompete.Executante desde os 9 anos na Filarmónica U. Taveirense e Orquestra Ligeira, fundador e director artístico da Big Band F.U.T., (realçando as tournées por quarto ilhas dos Açores em 2001, e os vários concertos pelo Nordeste Brasileiro em Agosto de 2002), bem como a Banda Juvenil da F.U.T., e da Banda Sinfónica Juvenil do Centro (120 músicos de várias Filarmónicas).
Participou três anos, no curso de Orquestra Sinfónica das Escolas de Música sob a orientação do Maestro Leonardo Barros, e em música de Câmara, orientado pelo Prof. José Augusto Carneiro.Frequentou cursos de aperfeiçoamento com: Fred Mills, John Aigi Hurn; Kevin Wauldron, José Augusto Carneiro, Pasi Pirinen, Allen Vizzutti, Philip Smith, e Maurice André.
Executante do Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra, com participações em concertos e festivais no País e na Polónia, Bélgica, França, Espanha, Itália, Hungria, Rússia e Japão. Integra desde 2004 a Big Band de Jorge Costa Pinto, e desde Maio de 2006 o Alma de Coimbra.

 

 Avelino Correia

Avelino Rodrigues Correia é licenciado em Educação Musical, pela Universidade do Minho e Mestre em Ciências Musicais pela Universidade de Coimbra. Encontra-se, actualmente, a preparar o Doutoramento em Etnomusicologia, na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.
Trabalhou Direcção Coral com os Maestros Vassil Arnaudov, Heribert Breuer e Artur Carneiro e desenvolveu estudos no campo das metodologias de Educação Musical com os pedagogos Jos Wuytack, Pierre van Hauwe, Jacques Chapuis e Ana Lúcia Frega. Foi violinista e fundador da Orquestra de Câmara de Coimbra, Maestro da Tuna Académica de Coimbra e tem dirigido diversos projectos ao nível da música erudita, ligeira e tradicional. Integra a Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra, é violinista e cantor solista na Orquestra de Tangos de Coimbra e cantor e violinista no Coro Masculino Alma de Coimbra.
É director artístico do Coro de Professores de Coimbra, Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense e Coro Misto da Associação Educativa e Recreativa de Góis.
Exerce a sua actividade docente na Escola Superior de Educação de Coimbra e é Investigador Doutorando no Instituto de Etnomusicologia-Centro de Estudos em Música e Dança.

thumbnail